fevereiro 26, 2014

Aparelhos Ortodônticos Personalizados: Porque NÃO usar!!!


A nova moda de sorrisos chamativos e coloridos entre adolescentes esconde riscos que podem prejudicar a saúde bucal e até compromete-la para o resto da vida. Veja os motivos para NÃO aderi-la caso esteja pensando nisso:



1. Não é porque é modismo que você tem de pôr em risco sua saúde. Caso tenha de fato problemas dentários, procure um cirurgião-dentista. Ele poderá fazer um primeiro atendimento e encaminhamento para um especialista em Ortodontia.

2. Todo tipo de modismo que envolve intervenções diretas no corpo deve ser encarado com muito cuidado. Principalmente a boca, já que é porta de entrada para muitas infecções. Já está provada, por exemplo, a correlação entre infecções bucais e doenças do coração como a miocardite – podendo levar à morte.

3. Desconfie de tudo o que é barato e fácil demais, como a colocação de aparelho por um vendedor ambulante ou ainda através de anúncios em jornais. Um especialista leva anos para se formar e estudar tudo o que se faz necessário para contribuir com sua saúde bucal e sua saúde geral. Além disso, essa prática é completamente ilegal.

4. Acredite no ditado “o barato sai caro”. Neste caso, o uso de produtos e serviços ortodônticos não regulamentados pode resultar na perda dos dentes e na reabsorção óssea, restando apenas, num curto prazo, a opção de usar dentaduras.

5. Mesmo quando tratadas por um profissional experiente, há alterações dentárias que envolvem riscos. Isso aumenta ainda mais a importância de contar com um ortodontista que possa gerenciar esses riscos a partir de conhecimentos de anatomia, fisiologia, histologia etc. Jamais se deve abrir mão da qualidade profissional, principalmente quando se trata da sua boca.

6. Tenha sempre em mente que um leigo ou ainda um prático não têm conhecimento suficiente e tampouco condições (nem interesse) de orientar as pessoas sobre a necessidade de prevenção e higiene rigorosa desses aparelhos – o que pode levar a um aumento considerável de cáries e infecções gengivais e periodontais.

7. Como já foi dito há séculos, “dificilmente existe alguma
coisa neste mundo que alguém não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato. E as pessoas que consideram apenas preços são suas merecidas vítimas”. Vale a pena se debruçar sobre esse pensamento antes de fazer uma escolha tão errada como comprar aparelhos piratas de profissionais igualmente piratas. Consulte sempre um cirurgião-dentista. Ele é o profissional habilitado para realizar esse tipo de tratamento quando há indicação.

E você, qual seu pensamento? É melhor seguir a moda e deixar os dentes "zika" para os roles, baladas, festas e agora para curtir o Carnaval ou prefere manter o Clássico Sorriso e garantir que seus dentes sejam fortes e saudáveis e tenham muito tempo para cativarem a quem os olha enquanto expressa sua felicidade?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAM