Hoje dia 26 de março comemora-se o Dia Mundial do Chocolate (uhuuuuuul \o/) e, por isso, revelamos algumas curiosidades sobre este alimento maravilhoso e amado por uma enorme legião de fãs de paixão por todo o mundo. Sabe qual foi a sua primeira utilização? Será que vicia? Estas e outras informações que deve saber.
A Origem
Desde a sua descoberta, há cerca de três mil anos, que se tornou um alimento essencial, primeiro como bebida – sendo também utilizado em medicina – e mais tarde na doçaria e pastelaria de todo o mundo. Os primeiros a provarem o delicioso sabor do chocolate foram os Maias e os Astecas.
Sabia que
Uma das primeiras utilizações do cacau foi como moeda? Os Astecas e os Maias utilizavam as sementes do cacau nos salários e transações comerciais. Esta prática também foi adotada pelos primeiros conquistadores espanhóis que chegaram ao continente americano.
Na Universidade de Harvard, Inglaterra, foi realizado um estudo com cerca de oito mil pessoas, que revelou uma vantagem de um ano a mais de vida para os consumidores regulares de chocolate. É possível que a causa deste fenômeno seja a presença de antioxidantes neste ingrediente.
Reza a lenda
Que o cacau foi uma dádiva do deus Quetzalcoatl aos Astecas, para lhes dar vigor e poderes benéficos. Ao cacau os Astecas chamaram cacahuatl e à bebida que dele obtinham denominaram tchocolatl, que significa água amarga.
Os mais gulosos
Os maiores consumidores de chocolate do Mundo são, em valores aproximados, os suíços, com 9,4 kg por ano e por habitante, ultrapassando os alemães e os belgas, com 8,4 kg. Por outro lado, os espanhóis, que trouxeram o chocolate para a Europa, encontram-se atualmente entre os últimos lugares do ranking de consumo, com apenas 1,5 kg, tal como nós, portugueses. A meio da tabela estão os americanos, com 5,2 kg, os franceses, com 4,6 kg e os italianos, com 2,5 kg.
Será que... O chocolate vicia?
De acordo com as pesquisas efetuadas pelos investigadores do Instituto de Neurociências de San Diego, o chocolate possui um tipo de lípido, denominado anandamina, que provoca o mesmo efeito nos seus consumidores que as substâncias presentes na marijuana. Possui, ainda, outras substâncias que causam dependência, como a cafeína. No entanto, esta pesquisa adiantou também que, para este doce alimento viciar, uma pessoa teria de comer muitos quilos de chocolate por dia.
O chocolate é afrodisíaco?
Pesquisas recentes indicam que o chocolate afeta os níveis de ansiedade e fomenta o desejo sexual. Isto deve-se ao facto de estimular a produção de um químico – a feniletilamina – que provoca uma alteração do humor e proporciona uma sensação de bem-estar. E a verdade é que o nosso organismo também produz esta substância quando nos apaixonamos. Coincidência?
Seria o chocolate um remédio?
Os povos Maia e Asteca bebiam chocolate não pelo prazer, mas sim pelo seu poder curativo. Acreditava-se que o chocolate tratava febres, desinteria, diarreia e infecções da pele.
Curiosidade
Evite dar chocolate a animais domésticos; chega a ser perigoso, caso seja consumido por cães e gatos. Isto porque estes animais não conseguem digerir a theobromine, uma substância que poderá provocar arritmias (ritmo cardíaco irregular) e hemorragias internas.